[email protected]

/

(71) 9 8351-3316

Cooperativas baianas inspiram modelos globais

Redação
22/08/2024 12:00
Visita à Cooperacaju – Foto: Andre Frutuoso/Ascom CAR

Representantes do Fundo Nacional de Desenvolvimento Sustentável (FNDS) de Moçambique e da Secretaria de Agricultura do Pará desembarcaram na Bahia para um intercâmbio, para conhecer as inovações das cooperativas de agricultura familiar no estado. A comitiva teve a oportunidade de conhecer de perto o impacto de políticas públicas, especialmente, por meio das visitas a cooperativas que são exemplos notáveis de sucesso e transformação econômica e social no semiárido baiano.

Um dos pontos altos da missão foi a visita à Cooperativa de Cajucultura Familiar do Nordeste da Bahia (Cooperacaju), situada no município de Ribeira do Pombal, onde os visitantes tiveram a oportunidade de conhecer o processo de produção, beneficiamento e comercialização da castanha de caju e seus derivados. A Cooperacaju se destaca pelo investimento em infraestrutura e assistência técnica. Com recursos da ordem de R$ 5,8 milhões, a cooperativa beneficia cerca de 750 famílias, em 21 municípios, modernizando suas operações e garantindo o crescimento sustentável da produção. Esta e outras entidades são apoiadas pelo Governo do Estado, por meio da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR).

Outro destaque da missão foi a visita à Cooperativa dos Apicultores de Ribeira do Pombal (Cooarp), onde foram discutidos os métodos de produção e beneficiamento de mel, além das estratégias de comercialização adotadas pela cooperativa. A Cooarp, que conta com 268 apicultores familiares cooperados, tem se consolidado como uma das principais fornecedoras de mel na Bahia, com atuação tanto no mercado nacional quanto no internacional. Com um investimento de R$ 3,8 milhões, a cooperativa ampliou as instalações e profissionalizou a produção, garantindo acesso a mercados cada vez mais exigentes.