A Infra S.A., estatal brasileira voltada para infraestrutura, homologou o resultado da licitação e assinou contrato com o consórcio que fará os Estudos de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental (Evtea) voltados para implantação de um modal ferroviário de transporte de passageiros entre Salvador e Feira de Santana, cujo trajeto, de 107 quilômetros, seria realizado em 45 minutos. O Consórcio Ferroviário Evtea é liderado pela Systra Engenharia e Consultoria e composto ainda pela Houer Consultoria e Concessões, Tylin Brazil e M Viana Sociedade de Advogados. O valor dos serviços é de R$ 3,6 milhões, e os trabalhos devem durar oito meses.
No mesmo pacote de licitação foram incluídos cinco outros trechos no país, em dois lotes. O chamado Lote Nordeste, vencido pela Evtea, além da ligação Salvador-Feira, conta ainda com os trechos entre Fortaleza/ Sobral (CE), com 240 km; e São Luís/Itapecuru Mirim (MA), com 116 km. Já o Lote Centro-Sul, inclui as ligações Brasília (DF)/Luziânia (GO), com 62 km; Rio Grande/Pelotas (RS), com 64 km; e Londrina/ Maringá (PR), com 133 km. Este último foi vencido pelo Consórcio Ferrovias Centro-Sul, liderado pela Volar Engenharia junto com AeT Arquitetura, Planejamento e Transportes, com uma proposta de R$ 3,3 milhões.
O Trem Salvador-Feira, caso seja viabilizado, também deve beneficiar os municípios de Simões Filho, Candeias e Santo Amaro. A estimativa é que sua implantação custaria R$ 2,6 bilhões, por meio de parceria público-privada (PPP). A concessão do modal seria de 30 anos. Um dos interessados seria a CCR, que já opera o metrô de Salvador, e já apresentou Manifestação de Interesse Público (MIP).