O CEO do Acelen, engenheiro Luiz de Mendonça, recebeu o Título Cidadão Baiano da Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), proposto pelo deputado estadual Niltinho (PP). Na cerimônia aconteceu nesta última sexta-feira (07). O líder da Refinaria de Mataripe declarou, durante o ato, que o título enriquece e honra a sua trajetória profissional e pessoal.
“Poucos sabem, mas a minha relação com o estado e o povo baiano é de longa data. São mais de 20 anos de amizade, trabalho e desenvolvimento. Apesar de não ter tido a sorte de nascer aqui, a maior parte da minha vida profissional foi dedicada às grandes empresas baianas e a grandes projetos da Bahia”, disse
Mendonça atuou em dois principais projetos que apoiaram o desenvolvimento e visibilidade da Bahia, o Polo Industrial de Camaçari e a Refinaria de Mataripe, a segunda maior do país e a terceira da América Latina. Como gestor da Acelen e o mais novo cidadão baiano, ele reforçou o compromisso com o estado e afirmou estar honrado em cumprir o objetivo de evoluir o setor de energia e participar ativamente da transição energética, colocando a Bahia e país como protagonistas dessa história.
O CEO disse não ser coincidência que as palavras “excelência”, “aceleração” e “energia” foram escolhidas para juntas formarem “Acelen”. “Aceleramos com excelência, segurança, responsabilidade e transparência, unindo produtividade a um olhar sustentável. O resultado é percebido não apenas em números, mas, também, no desenvolvimento das pessoas, das comunidades”, comentou Mendonça.
A Acelen investiu em mais de 2 bilhões de reais em um amplo programa de modernização e inovação que fortaleceu o conceito de indústria 4.0 implementado na Refinaria de Mataripe. Para ações sociais, ambientais, culturais e educacionais foram investidos mais de 25 milhões de reais. “Produzimos mais que energia, produzimos riqueza, incentivamos o desenvolvimento, transformamos a vida de milhares de colaboradores, seus familiares e de pessoas dos lugares onde estamos presentes”, afirmou.
Finalizando o seu discurso, Mendonça revelou que voos mais altos vão contemplar a Bahia. “Há poucos meses, anunciamos investimentos de mais de 2,5 bilhões de dólares (cerca de 12 bilhões de reais) no projeto de biocombustíveis da Acelen Renováveis, na próxima década. Vamos produzir combustível renovável, SAF e HVO, a partir da planta nativa brasileira, a macaúba. Aqui na Bahia, construiremos nossa biorrefinaria e teremos a maior plantação da macaúba em escala global”, concluiu agradecendo mais uma vez a honraria e aos presentes.
A cerimônia contou com a presença de familiares de Luís de Mendonça, amigos e representantes da Acelen, líderes comunitários de São Francisco do Conde e de cidades do entorno da Refinaria de Mataripe, além dos deputados estaduais, outras autoridades e imprensa.