A CCR Metrô Bahia, que completou dez anos de operação, registrou um total de 56,8 milhões de passageiros no primeiro semestre de 2024, apresentando um incremento de 14,6% em relação ao mesmo período do ano passado. A receita bruta da empresa chegou a R$ 488,2 milhões, com incremento de 6,5%, sendo que a receita com tarifas, especificamente, foi de R$ 192,6 milhões, com alta de 19,9%.
O restante da receita bruta vem de outras fontes, a exemplo das chamadas receitas acessórias, como exploração dos espaços para publicidade e áreas para comércio e serviço, que somaram R$ 9,3 milhões no primeiro semestre e alta de 12%. Já a receita com ativos financeiros somou R$ 199 milhões.
Segundo a CCR, o incremento dos números do Metrô Bahia ocorreu, sobretudo, em função da adição de duas novas estações (Tramo 3), além operação 24h da unidade para atendimento de alguns eventos.
No último trimestre, entre abril e junho, a receita bruta total foi de R$ 243,4 milhões, com crescimento de 1,4%. Já o número de passageiros chegou a 29,6 milhões. Este ano, a CCR anunciou investimento de R$ 151 milhões no Metrô Bahia, dentro do pacote, dentro do pacote de cerca de R$ 2,09 bilhões no segmento de mobilidade urbana em 2024 em todo o país.
Grupo – O Grupo CCR, que é hoje maior empresa de infraestrutura de mobilidade do Brasil, encerrou o primeiro semestre de 2024 com lucro líquido ajustado de R$ 860 milhões. No período, a Companhia apurou uma receita líquida ajustada de R$ 6,9 bilhões. São 39 ativos, em 13 estados brasileiros e mais de 17 mil colaboradores, incluindo concessões de rodovias, metrôs, VLT, aeroportos e Barcas.
“Tivemos o melhor segundo trimestre da história da CCR, em que batemos recordes de demanda em todas as plataformas. Além disso, entregamos o dobro de lucro líquido (R$ 449 milhões) face ao ano passado e evoluímos de forma assertiva nos nossos esforços de eficiência e de expansão de nossas receitas complementares, que aumentaram mais de 18% ante o mesmo período do ano anterior”, afirma o CEO do Grupo CCR, Miguel Setas.