A primeira planta industrial nas Américas da greentech BYD – “Build Your Dreams” – para a produção de carros elétricos, que será instalada no município de Camaçari, deve ser inaugurada no final de 2024. Esta foi a estimativa dada por representantes da gigante chinesa, durante o lançamento da pedra fundamental das futuras instalações do complexo, que vai demandar investimentos de R$ 3 bilhões. Serão, na verdade, três fábricas, que produzirão chassis de ônibus, caminhões elétricos, veículos de passeio elétricos e híbridos, além de uma unidade para processar lítio e ferro fosfato.
“Há 28 anos, a BYD começou como uma empresa chinesa de baterias e com grandes sonhos. Vimos que as alterações climáticas e o congestionamento nas cidades seriam os principais problemas que a sociedade enfrentaria e sonhamos que poderíamos gerar energia a partir do sol, eletrificar a rede, tornar todos os veículos eléctricos e aliviar o congestionamento. O Brasil é um mercado incrivelmente promissor e pode ser um exemplo para o mundo de que a eletrificação não só é possível, como também melhora a vida de todos aqui”, afirmou Wang Chuanfu, CEO mundial e fundador da BYD. Ao seu lado, estavam o vice-presidente Geraldo Alckmin; o governador Jerônimo Rodrigues; o ministro da Casa Civil, Rui Costa; e a Vice-Presidente Executiva Global da BYD, Stella Li.
“Queremos apoiar a Bahia, especialmente a região de Camaçari, a se tornar o Vale do Silício do Brasil. É por isso que vamos construir um Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Salvador. Ao mesmo tempo, já estamos trabalhando duro para criar a solução brasileira para nossos carros híbridos plug-in: a combinação de etanol e energia elétrica. Duas fontes de energia limpa para levar o Brasil em direção a um futuro mais verde”, conclui o fundador da BYD.
A produção nacional, estimada inicialmente em 150 mil veículos por ano, vai permitir preços ainda mais competitivos, segundo a empresa. “O BYD Dolphin, carro que mudou o jogo no Brasil, agora será fabricado em Camaçari. Foram vendidas 5 mil unidades apenas três meses após o lançamento, um recorde na história do Brasil. Além dele, o BYD Song Plus, nosso PHEV que tem autonomia de mais de mil quilômetros, e o BYD Yuan Plus, nosso carro moderno e 100% elétrico, também serão produzidos nesta fábrica”, disse Stella Li,
Incentivos – O governador Jerônimo Rodrigues afirmou que os incentivos são de duas frentes, uma para a indústria, para garantir os estímulos para a produção, e a outra nas vendas. “Na Bahia, temos uma lei que garante a redução do ICMS. E a BYD nos pediu a redução do IPVA. Nós estamos aqui garantindo: os carros elétricos produzidos na Bahia, que rodarem aqui na Bahia, com valores até R$ 300 mil, serão isentos de IPVA no Estado”, informou.
Uma das unidades será dedicada à produção de caminhões elétricos e chassis para ônibus, com possibilidade de abastecer o mercado das regiões Norte e Nordeste do Brasil. A outra fábrica será dedicada à produção de automóveis híbridos e elétricos, cuja capacidade poderá ser ampliada para chegar até 300 mil unidades por ano.
Já a terceira fábrica, será voltada ao processamento de lítio e ferro fosfato, para atender ao mercado externo, utilizando-se da estrutura portuária existente no local. Alexandre Baldy, conselheiro da BYD, explica sobre a instalação das unidades.