BYD inaugura oficialmente hoje a sua fábrica na Bahia

Redação
01/07/2025 12:00
Foto: Divulgação/BYD

A BYD inaugura, nesta terça (1º), às 10h, a sua fábrica na Bahia. Localizada no polo industrial de Camaçari, a planta da montadora chinesa é resultado de um investimento de R$ 5,5 bilhões. Terá capacidade para fabricar inicialmente até 150 mil veículos por ano. Os primeiros modelos serão o compacto elétrico Dolphin Mini e o SUV Song Pro.

O complexo industrial conta com 26 galpões, pista de testes e outras estruturas dedicadas à produção de até 12 modelos de veículos. Toda a planta ocupa uma área de aproximadamente 4,5 milhões de metros quadrados, tornando-se a segunda maior unidade da empresa no mundo.

A cerimônia contará com as presenças do governador Jerônimo Rodrigues; da CEO da BYD Américas, Stella Li; do presidente da BYD Brasil, Tyler Li, além do embaixador da China no Brasil, Zhu Qingqiao.

A produção inicial será por meio dos regimes SKD (semi-knocked down) e CKD (completely knocked down). No primeiro, os veículos chegam parcialmente montados — com carrocerias já soldadas e pintadas na China — e finalizados na Bahia. No segundo, a montagem é realizada a partir de peças completamente desmontadas. De acordo com a BYD, a expectativa é que, até 2026, a unidade avance gradualmente na nacionalização de componentes, impulsionando o desenvolvimento da cadeia produtiva local.