
A BYD confirmou que pretende dobrar o projeto da fábrica na Bahia, de 300 mil veículos para 600 mil veículos/ano. A informação foi ratificada pelo fundador e presidente mundial da gigante chinesa, Wang Chuanfu, que, ao lado do presidente Lula, inaugurou oficialmente, nesta quinta-feira (09), o complexo industrial, em Camaçari. Os investimentos iniciais são de R$ 5,5 bilhões, volume que crescerá nos próximos anos, diante da expectativa da montadora de se tornar líder nacional na venda de veículos até 2030.
“A Bahia será o maior centro de inovação em energia limpa da América do Sul”, afirmou Wang Chuanfu, otimista com o futuro do complexo, uma das mais modernas estruturas fabris automotivas da América Latina e maior unidade industrial da BYD fora da China. Segundo ele, novos modelos serão fabricados na Bahia, ampliando também o número de postos de trabalho. A empresa também confirmou a implantação da fábrica de baterias automotivas, em Camaçari.
A vice-presidente da BYD, Stella Li, afirmou que a companhia cresce em todo o mundo, e, hoje, um em cada 4 carros eletrificados leva a marca da empresa, que atingiu um faturamento de US$ 107 bilhões (R$ 567 bilhões). “A era dos carros inteligentes, dos supercarros, chegou ao Brasil, e será produzido pelos brasileiros, pelos baianos”, disse. Ele ainda destacou que a BYD bateu recorde e já possui o veículo mais rápido do mundo, o U9 Xtreme, que atingiu a marca de 496 Km/hora. “O sonho apenas começou, e vamos continuar sonhando juntos”, disse.
Na oportunidade da inauguração, a BYD apresentou o primeiro carro híbrido-flex 1.5 com tecnologia plug-in, que atenderá à demanda do mercado nacional. Segundo a empresa, o desenvolvimento está concluído e os primeiros veículos já serão testados durante a COP 30, em Belém.
O presidente Lula destacou a trajetória de vida do empresário Wang Chuanfu, que, segundo ele, se transformou no “gênio do carro elétrico”. Ele destacou a parceria que resultou na implantação da fábrica na Bahia e comemorou a duplicação da produção, anunciada. “E eles não vão vender carro apenas no Brasil, mas na América Latina. E queremos também vender para a África, e, quem sabe para todo o mundo. Eles vão saber o que é que a Bahia tem”, brincou.
Com uma área de 4,6 milhões de metros quadrados, a planta de Camaçari conta com uma linha de produção mista, que permite a fabricação simultânea de modelos híbridos e elétricos. Atualmente, a unidade opera com a montagem de veículos (sistema SKD). A partir de 2026, a produção será nacionalizada, com a inclusão de etapas como estamparia, soldagem e pintura, além de um maior índice de componentes fabricados no país. A expectativa é de que sejam gerados dez mil empregos, até o próximo ano. Quando todas as fases estiverem concluídas, o projeto deve gerar até 20 mil postos de trabalho.
“A implantação da BYD torna a Bahia protagonista na produção nacional de veículos sustentáveis. A fábrica brasileira vai revolucionar na geração de empregos, vai trazer uma marca de descarbonização para a nossa economia, vai trazer a possibilidade de olhar o Brasil como potencial para a energia eólica, solar, para a produção de hidrogênio verde”, disse Jerônimo Rodrigues.
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Fotos Thuane Maria e Joá Souza/GOVBA












