
A petroquímica Braskem apresentou seu novo portfólio de resinas recicladas pós-consumo (PCR) que atende às aplicações do setor de eletrodomésticos. Vendido sob a marca Wenew, tem seis grades de polipropileno reciclado com produtos específicos para aplicações em refrigeração, lavanderia, eletroportáteis e equipamentos de áudio, por meio de resinas que oferecem alta precisão de segurança e resistência. Marcas como a Mondial já estão utilizando o produto.
O desenvolvimento teve início em 2020 e já resultou em uma recuperação superior a 10 mil toneladas de resíduos, o equivalente a mais de 130 milhões de embalagens. “Por meio da marca Wenew, buscamos alavancar ainda mais o conceito de economia circular dentro da cadeia produtiva da química e do plástico. E a utilização das resinas recicladas desta linha permitiu também a diminuição de 6.375 toneladas de CO2e na atmosfera”, diz Pier Pesce, gerente de desenvolvimento de negócios para Economia Circular da Braskem na América do Sul.
Várias empresas do segmento de eletrodomésticos já buscam as soluções de resinas recicladas pós-consumo para otimizar produções e atingir seus objetivos de sustentabilidade. Segundo o Índice de Reciclagem Mecânica de Plásticos Pós-Consumo no Brasil, promovido pelo Movimento Plástico Transforma e realizado pela MaxiQuim, a venda de PCR para o setor de eletroeletrônicos e eletrodomésticos aumentou 19%, alcançando a marca de 37 mil toneladas.
A Mondial, por exemplo, começou seu processo de uso do PCR Wenew, em 2022. Com bons resultados, a marca ampliou o uso de tais resinas e, recentemente, concretizou a presença de um desses lançamentos em caixas de som. “A parceria com a Braskem foi essencial para avançar na questão da sustentabilidade dos nossos produtos. A nova resina trouxe características técnicas de performance e resistência que melhoraram a qualidade das nossas caixas de som”, diz Jacques Ivo Krause da Mondial.
Estima-se que a resina utilizada pela empresa reduz em mais de 20% a pegada de carbono em comparação às resinas de origem fóssil.









