O famoso pãozinho continua a ser um bom negócio. De acordo com levantamento realizado pelo Sebrae com dados da Receita Federal, somente entre janeiro e a primeira quinzena de junho deste ano, mais de 21,3 mil novas padarias foram abertas pelo país – cerca de 130 novos CNPJs foram gerados por dia. Num período de dez anos, o número de unidades criadas no ramo mais que dobrou, passando de 19.629, em 2013, para 44.505 no ano passado.
Os dados também demonstram otimismo em relação ao faturamento e têm feito com que muitos empresários que começaram na atividade como MEI – Microempreendedores Individuais estejam migrando para categorias superiores. No ano passado, o setor teve um crescimento de 7,4% no faturamento e movimentou R$ 138,5 bilhões nas mais de 274 mil empresas de panificação abertas no Brasil, de acordo com o Instituto de Desenvolvimento das Empresas de Alimentação (Ideal).
A analista de Competitividade do Sebrae Mayra Viana vê com entusiasmo este momento do setor. “Assistimos muitas empresas fechando durante a pandemia e agora vivemos um momento de retomada. O ritmo de crescimento é menor do que o ano passado, pois a queda foi muito grande em 2020 e 2021. É um mercado que ainda tem muito a crescer”, disse. Mayra ressalta ainda que aproximadamente 22% da população brasileira frequenta padarias e confeitarias diariamente, o que representa quase toda a população da Argentina.