[email protected]

/

(71) 9 8351-3316

Brasil é o 4º maior mercado de produtos de limpeza no mundo e espera crescer 35% até 2027

Redação
08/10/2024 12:00
Foto: Divulgação

O Brasil é hoje o quarto maior consumidor mundial de produtos de limpeza, atrás apenas dos Estados Unidos, China e Japão. Os dados foram divulgados pela Associação Brasileira das Indústrias de Produtos de Higiene, Limpeza e Saneantes de Uso Doméstico e de Uso Profissional (Abipla), com base em um estudo da Euromonitor International. A previsão é que o consumo no Brasil cresça 35% até 2027, atingindo US$ 9,3 bilhões, contra um faturamento anual de US$ 7,5 bilhões atualmente. 

Mesmo com tamanho mercado, o consumo per capita dos chamados saneantes é baixo. O brasileiro gasta, em média, US$ 7,55 mensais, enquanto o restante do planeta investe US$ 186,33. O país perde, inclusive, para a média da América Latina, onde são desembolsados US$ 24,98 em produtos de limpeza.

“A informalidade no mercado de saneantes, apesar de ter caído nos últimos anos, é um dos motivos para essa diferença em relação aos outros países. Além disso, as misturas caseiras de produtos de limpeza, que são extremamente perigosas para os consumidores e para a saúde pública, acabam, em algumas situações, ocupando o espaço de produtos de limpeza”, analisa Paulo Engler, diretor-executivo da ABIPLA.

Os saneantes clandestinos representam 11% de todo o setor de produtos de limpeza de uso doméstico, conforme a pesquisa de informalidade realizada pela entidade neste ano. O índice representa uma queda de 50% em relação ao estudo de 2021 (eram 22%).