O e-commerce brasileiro registrou mais de R$ 8 bilhões em transações no final de semana de Black Friday. O ticket médio foi de R$ 555,17, valor bem próximo de 2023. Os são dados são da plataforma Hora a Hora, da Confi.Neotrust em parceria com a ClearSale. Em comparação ao último ano, o faturamento teve um aumento de 11%. Houve também alta no volume de pedidos, que atingiu 14,4 milhões, 12% maior que o mesmo período do ano passado.
De acordo com o levantamento, as cinco categorias mais vendidas no período foram: eletrodomésticos (16,6%), eletrônicos (11,6%), telefonia (9,9%), moda e acessórios (7,2%) e ar e ventilação (6,5%). No e-commerce, os meios de pagamento mais utilizados foram o cartão de crédito (62,5%), seguido por PIX (25,5%), boleto bancário (7,9%) e outros (4,1%), que incluem e-wallets, cashback, débito e vales.
“O crescimento expressivo no faturamento e no volume de pedidos desta Black Friday é fruto de um consumidor brasileiro que está cada vez mais digital. A data deixou de focar apenas em grandes compras, como TVs e celulares, e agora inclui itens do dia a dia, como mercado e delivery. Além disso, a feira de ofertas coincidiu com o pagamento da primeira parcela do décimo terceiro, o que impulsionou ainda mais o consumo”, comenta Matheus Manssur, superintendente comercial da ClearSale.