[email protected]

/

(71) 9 8351-3316

Bahia realiza maior Conferência de Economia Solidária do país

Redação
21/11/2024 12:00
Foto: Fernando Udo

Salvador sedia, a partir de hoje, a maior conferência estadual de economia solidária do país, reunindo cerca de mil participantes, entre representações de empreendimentos solidários, gestores públicos e autoridades. O evento acontece até amanhã (22), no Grand Hotel Stella Maris, com a presença do secretário nacional de Economia Popular e Solidária, Gilberto Carvalho.

A Conferência Estadual de Economia Popular e Solidária reforça o protagonismo da Bahia, considerada uma referência nacional nesse modelo de produção e distribuição de bens e serviços, baseado na autogestão e no cooperativismo, efetivo na geração de renda especialmente entre populações mais vulneráveis. Em debate, os desafios e avanços dessa política pública e o encaminhamento de propostas para o fomento e desenvolvimento da economia solidária na Bahia e no Brasil. 

Realizada pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), a Conferência Estadual vai definir as principais ações e contribuições a serem defendidas pela delegação da Bahia na 4ª Conferência Nacional de Economia Solidária (4ª Conaes), que volta a ser realizada depois de dez anos. O evento está previsto para agosto de 2025, em Brasília, quando será elaborado o 2º Plano Nacional de Economia Popular e Solidária.

Em agosto e setembro, o Governo do Estado promoveu a maior mobilização do país com a realização das conferências interterritoriais. Foram dez etapas, quase 3.000 pessoas, de todos os 27 Territórios de Identidade, e a eleição de 600 delegados, que escolherão os 82 representantes na 4ª Conaes. As interterritoriais foram fundamentais para a consolidação das propostas que serão discutidas na etapa estadual e, posteriormente, na etapa nacional, garantindo que a voz dos atores da economia solidária continue a ser ouvida e considerada na construção de políticas públicas no Brasil. 

A etapa estadual é realizada em parceria com o Fórum Baiano de Economia Solidária, a Rede de Gestores em Economia Solidária, a Coordenação Estadual de Territórios, a Secretaria de Relações Institucionais e a Rede de Incubadoras Universitárias da Bahia.