Bahia quer ampliar comércio bilateral com a Índia, para onde destina 1% das exportações

Redação
26/05/2026 12:00
Governador e Dinesh Bhatia, embaixador da Índia no Brasil – Fotos: Joa Souza/GOVBA

A Bahia quer ampliar o comércio bilateral com a Índia, destino que representa apenas 1% das exportações baianas. Para estreitar a relação com o País, o governador Jerônimo Rodrigues recebeu o embaixador indiano no Brasil, Dinesh Bhatia. O encontro deu continuidade às agendas iniciadas durante a missão internacional realizada pelo chefe do Executivo baiano à Índia, em fevereiro de 2026.

A reunião foi voltada ao fortalecimento das relações institucionais, comerciais e culturais entre a Bahia e o país asiático. quando foram apresentadas possibilidades de cooperação e investimentos em áreas estratégicas, como o projeto Bahia Farma. Em 2025, a Bahia exportou US$ 133 milhões (R$ 665 milhões) para a Índia e importou US$ 57,1 milhões (R$ 285 milhões).

Segundo o embaixador, as relações entre Índia e Brasil vêm se fortalecendo de forma acelerada. “No ano passado, o comércio bilateral chegou a US$ 15 bilhões. Atualmente, a Índia é o quinto maior parceiro do Brasil na área de combustíveis naturais, e as projeções indicam um crescimento entre 20% e 25%”, afirmou Dinesh Bhatia.

Jerônimo destacou a expectativa de ampliar a aproximação entre a Bahia e o governo indiano, além de estimular novas parcerias empresariais. “Esperamos contar com o apoio nessa relação com as empresas e com o governo indiano e, da mesma forma, colocamos nossa disposição para que as empresas indianas que desejarem investir na Bahia possam ser bem acolhidas e acompanhadas no que for necessário”, afirmou o governador. Na ocasião também foram debatidos temas como mineração, tecnologia e turismo.