A Bahia vem registrando crescimento no volume das atividades turísticas bem acima da média nacional e liderando entre todos os estados do país. Segundo o levantamento feito pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), de janeiro a abril deste ano, o movimento no turismo baiano cresceu 12%, enquanto o Brasil registrou aumento de 1,4%. As receitas registraram aumento de 22%, contra 9,7% da média nacional.
Em abril, especificamente – último mês do levantamento, a Bahia foi mais uma vez destaque, com crescimento de 30%, seguido de Minas Gerais (15,3%), Paraná (11,3%) e São Paulo (2,3%).
O destaque está no aumento do volume de transporte de passageiros. No primeiro quadrimestre de 2024, o movimento nos aeroportos baianos aumentou 4,7%, em comparação com o mesmo período de 2019 (pré-pandemia). Seguindo o comparativo, as praças de pedágios tiveram um incremento de 8,4%.
“Esse trabalho estratégico tem mantido a Bahia na liderança do turismo nacional. Importante verificar que o crescimento é registrado tanto no volume das atividades, quanto na receita. Isso significa que o turista está gastando mais em território baiano, o que reflete na geração de mais emprego e renda para a população”, afirmou o secretário estadual do Turismo, Maurício Bacelar.