Bahia é destaque em fórum de líderes em energia

Redação
11/04/2025 12:00
Foto: Raquel Lacerda/SDE

A Bahia é o 5° gerador nacional de energia elétrica. E o destaque fica por conta da grande diversificação de sua matriz energética. Em 2024, mais de 99% da geração foi oriunda de fontes renováveis, conforme dados da Câmara de Comércio de Energia Elétrica (CCEE,2025). Os dados foram destacados durante o Fórum Brasileiro de Líderes em Energia 2025, no Rio de Janeiro.

Durante painel, o secretário de Desenvolvimento Econômico da Bahia, Angelo Almeida, lembrou a importância do estado para o setor. “Lideramos a geração eólica, que responde por 35% do setor, e somos um dos maiores despachantes pelo Sistema Interligado Nacional (SIN). Somos líderes, mas temos gargalos e hoje aqui, o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, trouxe esperança para nós ao anunciar que o texto da proposta de reforma do setor elétrico irá para Casa Civil ainda este mês”, afirmou.

O secretário disse ser necessário a implementação de medidas que garantam segurança jurídica. “Também precisamos cuidar das pessoas, que há séculos vivem no semiárido e que ainda hoje estão ali, agora mesmo, nesse momento, na eminência da grande seca.”, afirmou Almeida.

Transmissão

A Bahia desempenha ainda um papel estratégico na infraestrutura de transmissão de energia nacional, sendo o grande ramal de ligação entre o parque gerador do Nordeste e a região Sudeste, onde ocorre o maior consumo, por isso, contemplada em 9 dos 31 lotes de linhas de transmissão leiloados pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) em 2023 e 2024, representado mais de cinco mil quilômetros de novas linhas, cortando o estado e cinco novas subestações de 500KV (quilovolt), em um investimento estimado de R$ 15 bilhões, nos próximos cinco anos.