Bahia consolida-se como segundo maior polo produtor de bananas do país

Redação
05/02/2025 12:00
Foto: Seagri

A Bahia, segundo maior produtor de banana do Brasil, movimenta quase R$ 1,6 bilhão com a produção de 862.568 toneladas da fruta. A bananicultura baiana, no entanto, ocupa a maior área do Brasil, entre os principais produtores. O cultivo feito em 64.722 hectares, com uma produtividade média de 13 toneladas por hectare. O destaque fica por conta da região de Bom Jesus da Lapa.

Um dos destaques na produção de banas no estado é o Projeto Formoso, que conta com uma área irrigada de 12.100 hectares, dos quais 9.700 hectares são cultivados. Com uma produção anual de quase 200 mil toneladas de banana, o Projeto é responsável por aproximadamente 85% da área cultivada no Distrito de Irrigação Formoso (DIF). A produção agrícola gerada pelo DIF resulta em 10 mil empregos diretos e 12 mil empregos indiretos.

PRODUTIVIDADE

Apesar da grande capacidade produtiva, a produtividade média da Bahia, de 13,32 t/ha, ainda está abaixo da média nacional, de 15 t/ha, o que demonstra o potencial de crescimento com a adoção de novas tecnologias. Com a inovação nas práticas agrícolas, o estado poderá aumentar ainda mais sua competitividade no mercado de bananas, tanto nacional quanto internacional.

Em parceria com instituições como Codevasf, Sebrae, Fruta Oeste, Senar, Embrapa, IF Baiano, entre outras, o DIF tem implementado práticas de modernização agrícola e capacitação para os produtores, além de garantir a sustentabilidade a longo prazo do Perímetro Irrigado. Impacto econômico e social O Projeto Formoso também tem um grande impacto econômico e social em Bom Jesus da Lapa e região.

Projeto Formoso – Foto: Divulgação (DIF)